Xl. O EMBLEMA DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DE SAUL E DE DAVI . (salmos 51:10-12)
O Salmo 51 expressa a oração de Davi numa importante época de sua vida, e revela sua intimidade pessoal com o Espirito Santo. Já o Rei Saul, não teve um trato correto com o Espirito Santo. Vejamos a experiência desses dois Reis com o Espirito Santo.
1. Na experiência de Saul vemos que o Espirito Santo desceu sobre ele, sem que ele o buscasse. O alvo do Espirito Santo era capacita-lo à obra de Deus. (1º Sm. 10:10)
a) Era uma unção destinada a profetizar, conquistar, governar, mas não só para desfrutar do poder do Espirito Santo. Alguns desejam poder e não caráter Santo.
b) Saul só conheceu o Espirito Santo como poder sobrenatural para serviço, sua unção foi profunda e importante, ele foi mudado em outro homem. (1º Sm. 10:7)
c) Saul foi posto à prova e falhou: (1º Sm.13:8-14; 15:1-22)
1ª prova: Era para que Saul esperasse Samuel sete dias para que o profeta oferecesse o sacrifício, antes, de ir para a batalha, mas Saul desesperou-se e ofereceu o sacrifício.
2ª prova: Deus ordenou Saul a acabar com os amaleques, mas ele não obedeceu, poupou o Rei, o gado e as ovelhas. Quando celebrava a vitória chegou Samuel e o repreendeu.
d) O Espirito Santo se retira de Saul e se ver quão mundano era o coração de Saul. Em seguida o espirito do maligno se apossa do seu coração.(1º Sm. 16:13-15; 1º Co. 10:12)
2. Na experiência de Davi:
a) A ação do Espirito Santo em Davi: Prudência. (1º Sm. 18:5) Adestrou para a batalha (Sl.18:34-35) Dependência de Deus (2º Sm.5:17-25) Condução (Sl.143:10)
b) Três pedidos de Davi no arrependimento: (Sl.51:10,11,12) 1. Renovar um espirito reto; 2. Não retirar dele o Espirito Santo; 3. Sustenta-lo com espirito voluntário.
c) Espirito Reto: Tem a ver com o coração limpo. É o espirito da alma nascida de novo. Trata-se do coração que foi purificado, e que é reto diante de Deus e dos homens.
d) O Espirito Santo traz a santidade, ou seja, a completa conformidade com a vontade de Deus. Davi não queria perder o Espirito santo como aconteceu com o rei Saul.
e) Espirito voluntário; espirito de amor para com o semelhante, de ser usado por Deus. (Sl.51:13-14) Isso significa disposição para o sacrifício, desejo de ser útil.
f) Davi foi um rei abençoado; e o senhor deseja conceder a benção do poder do seu santo Espirito aos seus filhos e filhas, que o buscam com sincero coração.