segunda-feira, 26 de abril de 2021

ESTUDO X - ELIÚ, UM HOMEM SÁBIO NO ESPIRITO SANTO.

 X. ELIÚ, UM HOMEM SÁBIO NO ESPIRITO SANTO.

(JÓ. 32:8; 33:4)

Jó é do livros de sabedoria do Antigo Testamento. Estes livros tratam da área da experiência humana. Por não haver menção da Lei, Jó pode ter vivido na época dos patriarcas.

O livro apresenta Jó como exemplo do que deve ser uma pessoa de caráter nobre e reto, um homem que é a expressão do mais elevado ideal do caráter humano.

Quando foi exposto ao sofrimento, nem Jó, que justificou a si mesmo, nem seus três conselheiros; Elifaz, Bildade e Zofar, conseguiram explicar "porque o justo sofre"?

1. Eliú, um homem em quem se vê a obra do Espirito santo.

a. Ele é ainda jovem (Jó.32: 1-8). Respeitoso, modesto, franco, de opiniões próprias, é ousado e decidido, com relação à obediência à voz de Deus (Jó. 32:21-22).

b. Eliú era cheio do Espirito: Ele tinha como alvo de suas palavras o de honrar e glorificar o nome do divino criador, Deus (Jó. 36:1-5, 22-33; 37:5-24).

2. A mensagem através de Eliú.

a. Ela é admirável, revela os profundos princípios do governo moral de Deus. Deus fala sempre ao seu povo, mas eles não entendem (Jó. 33:24-33; 1º Cor.11:31-32)

b. A mensagem de Eliú ensina a justiça de Deus, a amorosa ternura de sua provação, o propósito, guiando ao arrependimento, a aprovação e premiação (Jó. 33:23-30)

3. O efeito da mensagem sobre Jó.

a. Jó é figura central do que devemos ser, o melhor do homem reto, temente a Deus, desviava-se do mal, mas Eliú nos faz ver o melhor; a graça de Deus.

b. Deus interrompe a Eliú e inicia sua fala; com voz inconfundível, e começa por interrogar a Jó (Jó.38:41), e revela-lhe alguns dos seus gloriosos atributos.

c. Diante da luz do ensino de Deus. Jó pode ver sua própria indignidade e cair prostrado aos pés de Deus e exclamar (Jó.42:5-6). Após essa atitude de Jó, então Deus responde imediatamente, concedendo a Jó seus favores e bênçãos (Jó. 42:7-12).

d. O Espirito Santo realizou em Jó o "EU" precisou morrer totalmente para que só Deus reinasse nele: Pedro (Mt.26:30-34; 69-75; Jo. 13:36-38; 21:15-17; Gl.2:20).

e. O Espirito Santo nos ajuda a morrer para nós mesmos, para que a vida de Deus, através da morte de Cristo, se manifeste plenamente em nós. (Jo.12:24; Sl. 234-6).

domingo, 25 de abril de 2021

ESTUDO IX - O ESPIRITO SANTO NO LIVRO DE JUIZES

 ESTUDO IX - O ESPÍRITO SANTO NO LIVRO DE JUÍZES.

(1º Cor. 1:27-29)

O livro de juízes sinaliza o período de maior decadência espiritual em Israel, assim como o livro de Josué, sinaliza as mais triunfantes conquistas do povo de Israel.

1. O perigo da falta de vigilância:

Após conquistar Canaã, Israel mergulha numa grande decadência espiritual, por aproximadamente quatro séculos, até Samuel e Davi; época de grandes manifestações da graça de Deus, mesmo em meio às lutas contra ferozes adversários.

2. Deus suscita Juízes em Israel:

Não obstante  a idolatria que mergulhou Israel, afastando-o de Deus o Senhor não os deixou sem a manifestação de sua graça, Ele levantou Juízes para liderar o povo.

a. Otniel (Jz. 3:8-11). O Espírito Santo veio sobre Otniel capacitando-o a vencer poderosos reis e obter para Judá 40 anos de paz. (Jz. 15:16-17).

b. Débora (Jz.4:14-16; 5: 4,11, 13). "Seu nome significa abelha", ela era profetiza, e também julgava Israel em seu tempo; usada por Deus libertou Israel dos Cananeus.

c. Gideão (Jz. 6:11-16, 34-35; 7:19-22) lavrador, de família pobre da tribo de manassés, revestido do poder do Espírito Santo, tornou-se um líder vitorioso em Israel.

Em (2º Cor. 10:4) -  Deus usa instrumentos débeis para destruir fortalezas humanamente inexpugnáveis. O segredo é contar com o poder do Espírito Santo. (Mt.10:40).

d. Jefté (Jz. 11:29-32). Juiz valoroso, da terra de Giliade, filho de uma prostituta usado pelo Espírito Santo, libertou seu povo das mãos dos filhos de Amom.

e. Sansão (Jz.13:25; 14:6,19; 15:14). Homem dotado de força física descomunal, não era estrutura de músculos ou ossos, mas poder sobrenatural do Espírito Santo.

f. Porem, Sansão perdeu suas forças na hora que quebrou seu voto e se envolveu com coisas proibidas do mundo, inclusive as saias de Dalila (Ex.15:26; Rm. 8:11; Hb. 11:32,34).



ESTUDO VIII - O ESPIRITO DE SABEDORIA EM JOSÉ

VIII - O Espirito de sabedoria em José

(Jo. 14:16-17,26; 16:7-11,13-15)

O Espirito Santo é mestre e guia do povo de Deus, foi ele que conduziu Israel em sua peregrinação pelo deserto, em direção a terra de Canaã, assim como da Igreja de Cristo em direção a Canaã celestial (Ne.9:20; Jo. 14:16-17,26; 16:7-11, 13-15)

1. O segredo do triunfo de José na terra do Egito:

a. Em Gn.44:38-40 temos um vislumbre do segredo de José, filho de Jacó. Por trás da vida extraordinária de José estava a sabedoria do Espirito Santo de Deus operando.

b. José foi fiel a Deus em meio o sofrimento, mas triunfou, não devido seus méritos pessoais, senão à direção  do Espirito Santo, que o elevou acima de outras pessoas.

c. Faraó reconheceu que o Espirito guiava José. É glorioso ouvir pessoas não crentes exaltar a Deus ao observar nossas vidas, pois o poder de Deus opera em nós.

e. Essa foi a glória de Daniel (Dn.6:5); o exemplo maior, Cristo: o ímpio Pilatos disse do Senhor Jesus: "Não vejo nele crime algum" (Lc.23:14-15,22; Jo. 19:4)

2.  Outros exemplos no Antigo Testamento: (Ex.4:10-16)

a.  Moisés: Deus chama Moisés para conduzir o povo de Israel a Canaã. Moisés olhou para si e viu suas limitações, mas Deus o persuadiu e orientou: (Ex.4:10-16)

b. Os anciãos de Israel: (Nm. 11:11-17; 24-29). O Espirito de Deus nos basta para fazer a obra. Beldade profetizou. Os dons em Moisés se estenderam aos anciãos.

c. Josué ( Nm. 27:18). Ele estava investido do Espirito Santo. (Dt, 34:9) revela como é necessário que o obreiro deve ser consagrado pela benção da plenitude do Espirito.

Aplicação:

O Espirito que capacitou Josué para introduzir o povo de Deus em Canaã, é o mesmo Espirito que quer usar aqueles servos, que se dispõe a atender a chamada de Deus.

d. Bazalel e Aoliabe (Ex.35:30-35). O Espirito Santo operava, tanto naqueles que exerciam liderança, como também, naqueles que realizavam trabalhos manuais.

Conclusão:

Em José, o Espirito Santo operou num Jovem em momentos de provas; Em Moisés, preparou-o para ser um grande lider; Anciãos para julgar o povo; Josué, capacitando-o em um grande guerreiro; Em Bazalel e Aoliabe, para a construção da casa de Deus.

ESTUDO VII - O BATISMO DE FOGO

 VII - O BATISMO DE FOGO

( Mt. 3:11)

O fogo é um dos elementos mais poderosos e dos mais notáveis no mundo material. Em Roma e na Grécia antiga o fogo sagrado estava aos cuidado dos sacerdotes e donzelas separadas para esse fim, e era o centro do bem comum o do lar.

1. O fogo é uma das energias mais valiosas que conhecemos:

a. O sol é o centro de energia de todo nosso sistema planetário. Consideremos que todo o poder pertence a Deus, e que "Deus é um fogo consumidor" (Hb. 12:29).

b. O próprio Espirito Santo nos ensina a conhecer esse tremendo poder, que é símbolo  de seu atributo: "Ele vos batizará com Espirito e com fogo" (Mt. 3:11)

c. No Antigo testamento há várias menções desse símbolo divino: Moisés na sarça ardente; Elias no monte Carmelo; nos sacrifícios oferecidos, como evidencia da presença de Deus.

2. Após a ascensão de Cristo, o Espirito Santo mora na igreja de Cristo.

a. Semelhante ao fogo na sarça ardente. o fogo do espirito Santo, se mantém ardendo na alma consagrada, fazendo-a  que seja uma oferta viva santa e agradável a Deus.

b. O fogo que consumia o incenso, é também, um símbolo do Espírito Santo, sem o qual, nenhuma de nossas orações chegaria até o trono da graça de Deus.

c. A intercessão do Espirito Santo (Rm.8:26-27) quando o cristão encontra-se angustiado, e sem forças para orar, o Espirito Santo intercede por ele diante de Deus.

3. O fogo é um elemento purificador:

a. O poder do Espirito Santo restaura o caráter e a conduta do crente, capacita-o para resistir ao pecado, e viver uma vida santa e consagrada ao serviço de Deus.(Rm.12:1-2)

b. O fogo do Espirito Santo aquece, vivifica e enche de amor a alma do crente fiel a Cristo. Nascemos de novo pelo Espirito Santo. rompamos com o velho homem!

c. O Espirito Santo é fonte de poder divino, que cegos somos quando tentamos fazer a obra de Deus sem o poder do Espirito Santo! É semear, não colher e desanimar.

d. O Espirito Santo é o segredo da vitória contra o diabo, contra o desanimo; é a fonte da sabedoria e da motivação em ganhar almas.

sábado, 24 de abril de 2021

ESTUDO Vl - O EMBLEMA DO AZEITE DA UNÇÃO

 VI. O emblema do azeite da Unção.

(EX. 27:20; 30:22-33; 2º Cor. 1:21; Sl. 45:7)

O uso do azeite é mais comum nos países orientais do que no ocidente. A oliveira é uma árvore típica da Palestina. Ela é uma arvore admirável e poderosa, as sua folhas estão sempre lustrosas como se houvessem banhadas no azeite que produzem. Ela é uma boa figura do Espirito santo e da alma ungida com poder para servir a Deus. A ordenança da unção com azeite era uma das mais significativas no  Antigo testamento.

1. A preparação do óleo de unção: (Ex: 30:23-30).

a. O azeite da unção era especialmente preparado, e produzia uma docíssima sensação da presença divina, àquele que ministrava, como naquele que recebia.

b. No plano eterno de Deus, o Espirito Santo estava preparado para manifestar-se no pentecoste e inaugurar a igreja de Cristo na terra: (Mt. 3:16; At. 2:1-4; 4:31; 10:44)

c. A unção do azeite era muito importante ao receptor: O Espirito Santo nos consola, orienta, produz em nós alegria, santidade, temor, cura, etc..( Sl. 5:13; Rm. 1:4; 8:2)

d. O azeite não podia ser limitado (Ex.30:33-38). Assim, também, o Espirito Santo, nada pode ser limitado e nem enganado e nem substituído. Ele é quem nos convence do pecado, da justiça e do Juízo e conduz a Cristo(At. 5:1-11; 8:18-24).

e. A unção de Azeite: (Ex.30:25-33). Era destinado exclusivamente, à unção daqueles que eram separados e consagrados ao serviço de Deus.(Ez. 36:26-27; At. 8:23)

2. Casos específicos nos quais se ungia com azeite:

a. Purificação e restauração do pecador leproso(Lv. 14:15-18; 25-29) 

b. Líderes religiosos eram ungidos( Arão e filhos). (Ex. 28:41; 29:7-21; Lv.8:12-30)

c. Unção do tabernáculo, o templo de Salomão. (Ex.30:26; 40:9-16; 2º Cr.7:1-3)

d. Reis eram ungidos. (1º Sm.16:13) O rei Saul e o rei Davi (1º Sm.10:1)

e. A unção de azeite era empregado  na unção dos enfermos. (Tg.5:14)

f. Em algumas ocasiões os hospedes eram ungidos. ( Lc.7:46)

g. Quando aceitamos Cristo como nosso salvador pessoal, O Espirito santo vem habitar em nós, passamos a ser templo do espirito, e a benção do Senhor repousa sobre nós. ( Sl. 23:5-6; 1ºCor. 3:16-17; 2º Cor. 6:16-17)