VII - O BATISMO DE FOGO
( Mt. 3:11)
O fogo é um dos elementos mais poderosos e dos mais notáveis no mundo material. Em Roma e na Grécia antiga o fogo sagrado estava aos cuidado dos sacerdotes e donzelas separadas para esse fim, e era o centro do bem comum o do lar.
1. O fogo é uma das energias mais valiosas que conhecemos:
a. O sol é o centro de energia de todo nosso sistema planetário. Consideremos que todo o poder pertence a Deus, e que "Deus é um fogo consumidor" (Hb. 12:29).
b. O próprio Espirito Santo nos ensina a conhecer esse tremendo poder, que é símbolo de seu atributo: "Ele vos batizará com Espirito e com fogo" (Mt. 3:11)
c. No Antigo testamento há várias menções desse símbolo divino: Moisés na sarça ardente; Elias no monte Carmelo; nos sacrifícios oferecidos, como evidencia da presença de Deus.
2. Após a ascensão de Cristo, o Espirito Santo mora na igreja de Cristo.
a. Semelhante ao fogo na sarça ardente. o fogo do espirito Santo, se mantém ardendo na alma consagrada, fazendo-a que seja uma oferta viva santa e agradável a Deus.
b. O fogo que consumia o incenso, é também, um símbolo do Espírito Santo, sem o qual, nenhuma de nossas orações chegaria até o trono da graça de Deus.
c. A intercessão do Espirito Santo (Rm.8:26-27) quando o cristão encontra-se angustiado, e sem forças para orar, o Espirito Santo intercede por ele diante de Deus.
3. O fogo é um elemento purificador:
a. O poder do Espirito Santo restaura o caráter e a conduta do crente, capacita-o para resistir ao pecado, e viver uma vida santa e consagrada ao serviço de Deus.(Rm.12:1-2)
b. O fogo do Espirito Santo aquece, vivifica e enche de amor a alma do crente fiel a Cristo. Nascemos de novo pelo Espirito Santo. rompamos com o velho homem!
c. O Espirito Santo é fonte de poder divino, que cegos somos quando tentamos fazer a obra de Deus sem o poder do Espirito Santo! É semear, não colher e desanimar.
d. O Espirito Santo é o segredo da vitória contra o diabo, contra o desanimo; é a fonte da sabedoria e da motivação em ganhar almas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário