quinta-feira, 25 de março de 2021

ESTUDO V - O EMBLEMA DA ÁGUA VIVA.

 V. O EMBLEMA DA ÁGUA VIVA

(Ex. 17:5-7)

A água é um dos emblemas mais empregados nas sagradas escrituras, da pessoa do Espirito Santo. A água naturalmente sugere limpeza, refrigério, assim ela expressa de maneira mais clara, a pessoa do Espirito Santo.

1. A Água que jorrou da rocha em horebe ( ex. 17:5-6).

a. A Rocha, um tipo de vida por meio do Espirito santo pela graça:

a-1. Cristo, a Rocha (1º Cor.10:4; Hb. 10:19-22); 

a-2. O povo totalmente indigno (ex.17:2; Ef.2:1-6); 

a-3. Caracteristicade de vida por meio da graça (Jo.4:10; Ef.2:8; Rm.5:20;

a-4. A Rocha ferida e golpeada, como figura de morte de Cristo, fala do derramamento do Espirito Santo (Jo.7:37-39;. At.1:8; 2:1-4; 4:31; 10:44-46)

b. A Água é um emblema do Espirito Santo: O Senhor Jesus explicou isto em (Jo. 7:38-39) "Isto disse do Espirito que haviam de receber os que cressem nELE".

c. A biblia afirma que Deus dá o espirito ao crente quando ele aceita a Cristo como salvador, e o fiel chega a ter experiências profundas com o Espirito santo, à medida que se submete a Ele (Jo.14:17; At.2:38; 1º Cor.3:16; 6:19; Rm.8:5-17;; Ef.1:13)

2. A Água que brotou da rocha ferida em Horebe: (Num 20:10-11)

a. Este incidente ocorreu 40 anos mais tarde do que o primeiro: Ocorreu num lugar chamado Cades, significa "santidade". Este lugar era o acesso a terra prometida

b. No primeiro caso, Moisés era para ferir a rocha com a vara: No segundo caso, não deveria feri-la , mas simplesmente falar à rocha e Ela verteria água, mas ele feriu-a.

c. O Espirito Santo nos foi dado quando Cristo consumou o sacrifício, ressuscitou e ascendeu aos Céus. (At.1:4-14; 2:1-8) Não podemos crucificar novamente Cristo.

d. Tudo que nos cabe fazer: é arrepender dos nossos pecados, recebermos Cristo como salvador, e Ele nos dá o Espirito Santo, e se dermos lugar, Ele manifestará em nós.

e. A manifestação da plenitude do Espirito Santo em nós e através de nós: é pela fé no nome do Senhor Jesus Cristo. A fonte da benção já foi aberta no Calvário.

3. Scofield: A ordem de Deus é linda: a) Expiação (Nm. 21:8-9; Jo. 3:14-15); b) Água símbolo do Espirito concedido: (Nm. 21:16; Jo. 7:37-39); c)Alegria (Nm. 21:17-18; Rm.14:17); d) Poder (Nm.21:21-34)

Aplicação:

Fala a rocha e não a fira. Crê no Espirito Santo, trata-o com a mais terna confiança, e Ele te responderá no tempo certo de Deus e com igual confiança.

Tendes já chegado à "Rocha de Cades"? Já abriu todo o vosso ser à plenitude do Espirito? Estais desfrutando da plenitude de sua presença em sua vida?

3. A Água que jorra no louvor de Israel no poço em Beer: (Nm.21:16-17

a. O povo de Israel caminha pelo deserto de Cades. Lugar árido, não havia água. pereciam de sede; nesse momento Deus ordena Moisés: "ajunta o povo e cante"

b. Deus disse: "Eu lhe darei água": O canto de Israel em Beer. "Brota ó poço! Cantai dele", e água jorrou das profundidades da terra, como um rio. (Nm.21:16-18)

c. Esta experiência de Israel no deserto: nos ensina o segredo de como se vive no Espirito. A vida profunda em Cristo nem sempre é visível, nem mesmo para nós.

d. Porem, o manancial está sempre ali: e continuamente nós podemos beber das águas profundas que saciam a todos os que necessitam: A plenitude do Espirito Santo.

Aplicação:

1. Como crentes no Senhor Jesus Cristo, precisamos vigiar para não entristecer o Espirito Santo (Ef.4:30), Ele habita em nós, é o nosso consolador e condutor.

2. O Espirito Santo está continuamente ao lado do povo de Deus. A promessa de Deus para o seu povo é a presença contínua do Espirito Santo em seu seio. Amem!

quinta-feira, 18 de março de 2021

ESTUDO IV - O EMBLEMA DA COLUNA DE NUVEM E DE FOGO

                     IV. O EMBLEMA DA COLUNA DE NUVEM E DE FOGO                          (Ex.13:21-22)

O Espirito Santo de Deus guiou a nação de Israel em sua peregrinação do Egito à Canaã (Ex. 13:21-22; 14:19-20; 40:34-38; 1º Cor.10:1-2)

Além das passagens acima, o profeta Isaias cita que o Espirito Santo foi quem guiou o povo de Israel, quando cruzaram o mar vermelho, através do deserto. (Isaias.63:9-14)

A COLUNA DE NUVEM E DE FOGO ERA UM SÍMBOLO ESPIRITUAL:

1. A coluna de nuvem e de fogo representava Deus guiando a Israel; do mesmo modo a igreja é guiada sobrenaturalmente pelo Espirito Santo. (Jo. 14:15-17; Jo.16:13)

2. O Espirito Santo veio para dar-nos vida e luz, revelar-nos a Cristo, dar-nos a Bíblia, iluminar-nos para compreende-la e obedecê-la (1ºCor. 2:14; Ef.1:18-19)

3. A coluna de nuvem e de fogo era claridade para Israel e escuridão para os egípcios. Assim,  o Espirito Santo é luz para os salvos e perdição aos incrédulos. (1ºCor. 1:18).

4. À semelhança da coluna de fogo, que ilumina, dá calor, purifica, o Espirito batiza com fogo, consome a velha vida, purifica e reveste do poder do Alto (At.2:2,38).

5. O Espirito santo foi quem nos guiou do estado de mortos no pecado que vivíamos. para seguirmos ao Senhor jesus Cristo em direção ao céu. (Ef.2:1-13).

6. Moisés terminou o tabernáculo, a gloria de Deus se revelou. Deus se manifesta em vidas consagradas (Ex.40:34-38; Jo.14:23; 2ºCor.6:16; Ap.3:20; Ez.36:27)

7. Como a coluna de nuvem e de fogo seguiu guiando Israel em toda a viagem do Egito a Canaã , assim o Espirito santo guia a igreja de cristo. (Jo.16:13; Ef.3:16-20).

terça-feira, 16 de março de 2021

ESTUDO lll - O EMBLEMA DO ALENTO DE DEUS.

 lll. O EMBLEMA DO ALENTO DE DEUS

(Gn. 2:7; Jo. 3:8; Jo.20:22).

O valor e importância da atmosfera são incalculáveis em nossa vida. Podemos passar dias sem alimento, viver toda vida sem ver ou ouvir, porem não podemos viver uma hora sem respirar, ela é essencial a todas as funções de nosso corpo (Gn.6:17)

01. O Espirito Santo como alento Divino:

Nós não podemos ver o ar, mas podemos senti-lo e, sem ar não poderíamos existir e sem o qual todos os nossos sentidos ficariam paralisados e inutilizados.

Tal é a notável e formosa imagem com que se representa o espirito santo. É E le que dá alento vital ao espirito, alma e corpo, e cria a atmosfera em que vemos as coisas de Deus, e faz ouvir a sua voz, e habitar dentro do calor que erradia o seu amor.

Gn. 2:7 revela a obra do Espirito Santo na criação original do homem, e, também, sugere sua obra na criação e restauração do homem pela graça de Deus.(Tg.3:5).

1. Há diferença entre a criação do homem e os demais animais:

Gn. 1. O escritor trata de coisas mortas, sem alma e é natural que se refere a Deus como o criador da natureza. (Gn.1). Deus o criador da natureza.

Gn. 2. refere a Deus a sua relação direta com suas criaturas: criação do homem com sua natureza espiritual, suas relações espirituais com Deus e com os semelhantes.

Trata do Deus que é pai, o Deus de infinito amor e ternura, dando-nos pelo seu Santo  Espirito o folego de vida, e enviando seu filho, o salvador e Senhor Jesus Cristo.

a. O corpo humano é sagrado e valioso. A vida é uma obra direta do Espirito Santo. Quão temerário é o suicídio, matar o ser humano. Avida pertence ao criador.

b. A vida humana vem através da vida humana e nasce por inspiração  e do toque direto de Deus. Nossa vida emana pelo alento que Deus colocou diretamente nela.

c. O Espirito santo é autor não só da vida, senão da mente e da alma. (Jó 33:4; 1ºTs. 5:23). Talentos e dons vem do Espirito Santo, o homem perverteu esses dons.

d. O Espirito Santo representa a vida divina que nos une a Deus. E nos faz capazes  de saber o que são coisas divinas e de nos colocar em relação com elas (1ºCor. 15:45-47).

e. Na queda o homem perdeu a vida espiritual, por isso, é necessário nascer de novo por meio do Espirito Santo, e receber um novo ser espiritual, para poder salvar-se.

f. Em Jo.3: o Senhor Jesus menciona a figura do vento e o compara com a obra da redenção da alma humana, que leva a cabo o Espirito Santo. (Jo.20:22; At. 1:8).

g. Em Gn. 2:7 vemos o sopro divino dando vida já no NT, vemos, também,  o Espirito santo dando vida e poder de Deus(Rm.8:5; 2º Cor.5:17; Ef.4:24; Tg.3:4-7).

h. O alvo dessa gloriosa habitação do Espirito santo em nós, será quando o Espirito santo soprar o sopro da ressurreição nos mortos em Cristo, e apresentar a igreja a Cristo.

Aplicação:

1. A estrutura física do homem só teve vida quando sua natureza superior (alma) entrou nele, e ele viveu. De igua modo, toda a nossa vida depende de Deus. (Mt.4:14).

2. Nosso ser natural( corpo, alma e espirito) deve encontrar-se debaixo da total dependência, direção e domínio do Espirito santo. Ele habita em nós.(1º Cor. 3:16)

3.  a formosa figura do alento divino, o propósito é de nos ensinar lições praticas acerca da recepção do Espirito santo,ou seja:

a. O ar sempre entra e ocupa lugar vazio. Assim , nós podemos ser cheios do Espirito santo se estivermos vazios de nós mesmos, Ele nos encherá de sua presença.

b. Uma das melhores maneiras de haver lugar em nós, para que o Espirito santo entre e nos encha, é reconhecer  a nossa total insuficiência e extrema necessidade dEle.

c. Podemos conservar nosso coração aberto de maneira tal que o Espirito Santo possa entrar, governar, guiar a nossa vida, na vontade de Deus. se você quiser! (Sf.3:17).


segunda-feira, 15 de março de 2021

ESTUDO ll - O EMBLEMA DA ESPADA DO ESPÍRTO

 ll. O EMBLEMA DA ESPADA DO ESPÍRITO:

(Ef.. 6:17)

O Jardim do Éden era um lugar maravilhoso, preparado por Deus para o ser humano que havia criado. Porem, o pecado fez com que o homem fosse banido deste lugar, e a espada de fogo colocada por Deus impedia que o homem, em pecado, tivesse acesso àquele lugar encantador e participasse da árvore da vida. (Gn.3:24; Ef. 6:17).

O paraíso terreno foi perdido pelo homem, porem, não para sempre, porque a sentença divina apontava como ele seria recuperado, por meio da obra redentora do Senhor Jesus Cristo.(Gn. 3:15; Rm.6:14-22; 1º Cor.15:45-58).

1. A Espada do Espirito significa o poder abrasador do Espirito Santo:

a. A espada é símbolo de morte: O Espirito Santo leva à morte a vida do "eu e do pecado" do velho homem; e a vida de Deus se revela em nós (Rm.8:13; 1º pe. 3:21).

Antes de Israel entrar na terra prometida, a velha geração teve que morrer no deserto e, uma nova geração passou pelas portas de Canaã.

b. Como se realiza isso? Não devemos resistir  o Espirito santo, mas reconhecer nossa verdadeira natureza e dar consentimento para que Ele realize sua obra em nós.

Isso é difícil ao homem natural, mas quando se entrega de todo coração a Cristo, o Espirito Santo opera em nós, então essa nova vida se torna possível (Gl.2:20).

Ilustração:

A ruína de Saul foi a falta de disposição para obedecer a Deus e não querer entregar a pessoa de agague e a Amaleque para que fossem mortos. (1º Sm.15:22; Rm.6:11).

É uma grande benção poder contar com a espada do Espirito para destruir todo vestígio do pecado, afim de que a vida de Deus se manifeste plena em nós.(Hb. 4:12-13).

c. O Espirito santo revela as formas de imoralidade e desobediência  que possa haver em nós, confrontando com os preceitos morais da palavra de Deus.

d. O Espirito Santo distingue entre a adoração falsa da verdadeira; Ele nos ensina a orar e nos dá o espirito de absoluta dependência de Deus. (Sl. 139:23-24; Tg. 4:5).

2. O poder encantador do Espirito Santo: 

a. O Espirito Santo é o executivo de Deus: para conduzir à salvação e santificação o povo de Deus e leva-lo à convicção do pecado e alertando sobre os juízos de Deus.

b. O Espirito santo é a mão poderosa que defende a honra de Deus, contra os pecadores e desobedientes, que causam dano à causa de Deus. (Dt.32:41; 1º Ts. 4:6).

c. O Espirito Santo foi que revestiu de poder ao Senhor Jesus Cristo, e o defendeu no conflito, no deserto, contra satanás (Mt.: 4:1-11; Is. 59:19-20).

d. A espada de fogo do Espirito é potente na defesa contra todos os adversários de Deus, e toda sorte de mal. É uma arma de ataque nas lutas a serviço de Deus.

domingo, 14 de março de 2021

ESTUDO l - O ESPIRITO SANTO - O PODER DE DEUS

O alvo desse estudo é a edificação da igreja de Cristo, levando os servos de Deus a conhecer o espírito Santo nos diversos tipos, símbolos e profecias do antigo testamento, assim como  nas promessas, narrações e revelações do novo testamento.

Todo obreiro Cristão e membros do corpo de Cristo que desejam, com sinceridade viver uma vida santa e que agrade a Deus, orem e estudem com desvelo esse trabalho.


O ESPIRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

1. O EMBLEMA DA POMBA

O primeiro emblema do Espirito santo que se ver no novo testamento, foi na forma de uma pomba que desceu sobre o Senhor Jesus Cristo, nas águas do Jordão (Mt.3.16)

01. Na história da criação. "O Espirito de Deus se movia sobre a face das águas" Gn. 1:2 Esta é figura da pomba que cobre o seu ninho e cuida dos filhotes.

02. Voltamos a ver a figura da pomba em Gn. 8: 6-12. Após o dilúvio, Noé abriu a janela da arca e soltou um corvo o qual voltou a arca até que as águas se secaram.

Noé enviou, também, uma pomba, e ela não tendo onde por seu pé, voltou a Noé. Após sete dias, Noé enviou de novo a pomba, ela voltou com um ramo de oliveira.

Noé esperou mais sete dias e abriu a janela da arca e enviou a pomba, ela foi e não voltou à arca. Noé tirou a cobertura da arca e olhou, e eis que a terra estava seca.

A pomba fala acerca  das três dispensações do Espirito santo.

a. A pomba sai da arca e voa sobre o mundo arrasado pelo juízo do dilúvio

Esta cena representa o período A.T que o Espirito Santo veio a este mundo pecador, usa pessoas especificas, e retorna a Deus (1ºSm. 16:12-14).

b. Depois a pomba sai da arca e volta com um ramo de oliveira, um símbolo de pacto de paz. Após o ministério do Senhor Jesus, sua morte,  ressureição, o Espirito Santo vem e anuncia a reconciliação para o mundo pecador. (At.1:8).

c. Pela terceira vez Noé soltou a pomba e ela foi e não voltou mais. Hoje o Espirito Santo habita na igreja de Cristo e não no mundo, Porém, chegará o tempo que ele habitará na terra, totalmente redimida da presença do pecado. (Ap. 21,22).

3. Durante o ministério do Senhor Jesus na terra, o Espirito Santo habitava nele e não entre os homens da época. o Senhor Jesus disse que que ele estava com os discípulos, porem, adicionou: "estará em vós".(Jo. 14:15-17)

4. À semelhança da pomba, o Espirito Santo está a construir sua morada e criando seus filhos para o reino celestial, onde, no futuro, serão arrebatados para encontro Cristo nos ares, louvando a Deus. (1º Cor.15:52,53; 1ºTs.4:13-18).

Aplicação:

01. A figura da pomba sugere a paz: A pomba que saiu da arca foi porta voz da paz, o Espirito santo é mensageiro da paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.

02. A pomba é símbolo de pureza: o Espirito santo de Deus é a própria pureza, ele não mora num coração não regenerado, nem habita na mente carnal. ( Ex.30:30-32).

A santidade e pureza do Espirito Santo na alma humana parecem com um lírio , que cresce na natureza, no meio de uma terra pantanosa e impura.

03. A pomba é símbolo de benignidade: O Espirito Santo é benigno, terno, paciente, amoroso, longânime e de inesgotável paciência. (2º Sm 22.36)          ( Jacó, Daví, Elias).

04. O Espirito Santo é o Espirito do amor: O objetivo especial do Divino Consolador é derramar o amor de Deus em nossos corações. (Is.63:10; Rm. 5:5;Ef. 4:30; Tg.4:5).

05. O Espirito Santo nos ama, e habita no Cristão, e não pode ter rival em nosso Coração. Não vamos decepciona-lo, mas, dedicarmos a Ele nosso amor e afeto.

06. O Espirito Santo tem um cuidado todo especial com a igreja de Cristo, à semelhança do cuidado de uma mãe com o filho que ama. (Is.66:8;13; Gl.4:19)