lll. O EMBLEMA DO ALENTO DE DEUS
(Gn. 2:7; Jo. 3:8; Jo.20:22).
O valor e importância da atmosfera são incalculáveis em nossa vida. Podemos passar dias sem alimento, viver toda vida sem ver ou ouvir, porem não podemos viver uma hora sem respirar, ela é essencial a todas as funções de nosso corpo (Gn.6:17)
01. O Espirito Santo como alento Divino:
Nós não podemos ver o ar, mas podemos senti-lo e, sem ar não poderíamos existir e sem o qual todos os nossos sentidos ficariam paralisados e inutilizados.
Tal é a notável e formosa imagem com que se representa o espirito santo. É E le que dá alento vital ao espirito, alma e corpo, e cria a atmosfera em que vemos as coisas de Deus, e faz ouvir a sua voz, e habitar dentro do calor que erradia o seu amor.
Gn. 2:7 revela a obra do Espirito Santo na criação original do homem, e, também, sugere sua obra na criação e restauração do homem pela graça de Deus.(Tg.3:5).
1. Há diferença entre a criação do homem e os demais animais:
Gn. 1. O escritor trata de coisas mortas, sem alma e é natural que se refere a Deus como o criador da natureza. (Gn.1). Deus o criador da natureza.
Gn. 2. refere a Deus a sua relação direta com suas criaturas: criação do homem com sua natureza espiritual, suas relações espirituais com Deus e com os semelhantes.
Trata do Deus que é pai, o Deus de infinito amor e ternura, dando-nos pelo seu Santo Espirito o folego de vida, e enviando seu filho, o salvador e Senhor Jesus Cristo.
a. O corpo humano é sagrado e valioso. A vida é uma obra direta do Espirito Santo. Quão temerário é o suicídio, matar o ser humano. Avida pertence ao criador.
b. A vida humana vem através da vida humana e nasce por inspiração e do toque direto de Deus. Nossa vida emana pelo alento que Deus colocou diretamente nela.
c. O Espirito santo é autor não só da vida, senão da mente e da alma. (Jó 33:4; 1ºTs. 5:23). Talentos e dons vem do Espirito Santo, o homem perverteu esses dons.
d. O Espirito Santo representa a vida divina que nos une a Deus. E nos faz capazes de saber o que são coisas divinas e de nos colocar em relação com elas (1ºCor. 15:45-47).
e. Na queda o homem perdeu a vida espiritual, por isso, é necessário nascer de novo por meio do Espirito Santo, e receber um novo ser espiritual, para poder salvar-se.
f. Em Jo.3: o Senhor Jesus menciona a figura do vento e o compara com a obra da redenção da alma humana, que leva a cabo o Espirito Santo. (Jo.20:22; At. 1:8).
g. Em Gn. 2:7 vemos o sopro divino dando vida já no NT, vemos, também, o Espirito santo dando vida e poder de Deus(Rm.8:5; 2º Cor.5:17; Ef.4:24; Tg.3:4-7).
h. O alvo dessa gloriosa habitação do Espirito santo em nós, será quando o Espirito santo soprar o sopro da ressurreição nos mortos em Cristo, e apresentar a igreja a Cristo.
Aplicação:
1. A estrutura física do homem só teve vida quando sua natureza superior (alma) entrou nele, e ele viveu. De igua modo, toda a nossa vida depende de Deus. (Mt.4:14).
2. Nosso ser natural( corpo, alma e espirito) deve encontrar-se debaixo da total dependência, direção e domínio do Espirito santo. Ele habita em nós.(1º Cor. 3:16)
3. a formosa figura do alento divino, o propósito é de nos ensinar lições praticas acerca da recepção do Espirito santo,ou seja:
a. O ar sempre entra e ocupa lugar vazio. Assim , nós podemos ser cheios do Espirito santo se estivermos vazios de nós mesmos, Ele nos encherá de sua presença.
b. Uma das melhores maneiras de haver lugar em nós, para que o Espirito santo entre e nos encha, é reconhecer a nossa total insuficiência e extrema necessidade dEle.
c. Podemos conservar nosso coração aberto de maneira tal que o Espirito Santo possa entrar, governar, guiar a nossa vida, na vontade de Deus. se você quiser! (Sf.3:17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário