ll. O EMBLEMA DA ESPADA DO ESPÍRITO:
(Ef.. 6:17)
O Jardim do Éden era um lugar maravilhoso, preparado por Deus para o ser humano que havia criado. Porem, o pecado fez com que o homem fosse banido deste lugar, e a espada de fogo colocada por Deus impedia que o homem, em pecado, tivesse acesso àquele lugar encantador e participasse da árvore da vida. (Gn.3:24; Ef. 6:17).
O paraíso terreno foi perdido pelo homem, porem, não para sempre, porque a sentença divina apontava como ele seria recuperado, por meio da obra redentora do Senhor Jesus Cristo.(Gn. 3:15; Rm.6:14-22; 1º Cor.15:45-58).
1. A Espada do Espirito significa o poder abrasador do Espirito Santo:
a. A espada é símbolo de morte: O Espirito Santo leva à morte a vida do "eu e do pecado" do velho homem; e a vida de Deus se revela em nós (Rm.8:13; 1º pe. 3:21).
Antes de Israel entrar na terra prometida, a velha geração teve que morrer no deserto e, uma nova geração passou pelas portas de Canaã.
b. Como se realiza isso? Não devemos resistir o Espirito santo, mas reconhecer nossa verdadeira natureza e dar consentimento para que Ele realize sua obra em nós.
Isso é difícil ao homem natural, mas quando se entrega de todo coração a Cristo, o Espirito Santo opera em nós, então essa nova vida se torna possível (Gl.2:20).
Ilustração:
A ruína de Saul foi a falta de disposição para obedecer a Deus e não querer entregar a pessoa de agague e a Amaleque para que fossem mortos. (1º Sm.15:22; Rm.6:11).
É uma grande benção poder contar com a espada do Espirito para destruir todo vestígio do pecado, afim de que a vida de Deus se manifeste plena em nós.(Hb. 4:12-13).
c. O Espirito santo revela as formas de imoralidade e desobediência que possa haver em nós, confrontando com os preceitos morais da palavra de Deus.
d. O Espirito Santo distingue entre a adoração falsa da verdadeira; Ele nos ensina a orar e nos dá o espirito de absoluta dependência de Deus. (Sl. 139:23-24; Tg. 4:5).
2. O poder encantador do Espirito Santo:
a. O Espirito Santo é o executivo de Deus: para conduzir à salvação e santificação o povo de Deus e leva-lo à convicção do pecado e alertando sobre os juízos de Deus.
b. O Espirito santo é a mão poderosa que defende a honra de Deus, contra os pecadores e desobedientes, que causam dano à causa de Deus. (Dt.32:41; 1º Ts. 4:6).
c. O Espirito Santo foi que revestiu de poder ao Senhor Jesus Cristo, e o defendeu no conflito, no deserto, contra satanás (Mt.: 4:1-11; Is. 59:19-20).
d. A espada de fogo do Espirito é potente na defesa contra todos os adversários de Deus, e toda sorte de mal. É uma arma de ataque nas lutas a serviço de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário