sexta-feira, 26 de novembro de 2021

ESTUDO Xll. O EMBLEMA DA VOZ MANSA E DELICADA

 Xll. O EMBLEMA DA VOZ MANSA E DELICADA

         (1º REIS 19:1-13)

A voz mansa e suave que Elias ouviu é uma boa ilustração do Espirito Santo, não só através dos séculos e dispensações, como também, na experiência de cada um de nós.

Após o dramático combate do Monte Carmelo, contra os profetas de Baal, o profeta Elias sai vitorioso, porem sofre uma grave ameaça da rainha Jezabel. (1º Reis 18: 22-46; 19: 1-7)

O grande e forte vento. Mas nada disso comoveu Elias porque o Senhor não estava ali; após um Terremoto que provocou grande abalo na terra, Elias sentiu que o Senhor não era presente; e mesmo após o fogo que ardia também não impressionou o coração de Elias, porem depois do fogo, Elias ouviu uma voz mansa e delicada.

1. A lição que aprendeu Elias com a voz "mansa e delicada".

a. Elias se quebrantou ao ouvir aquela voz: e envolveu o seu rosto na sua capa, numa atitude de quebrantamento e preparando-se para ouvir o que Deus tinha para falar.

b. Elias aprendeu que devia estar tranquilo, e que o poder que desejava não era maior.

2. Os dois ministérios: Elias e Eliseu:

a. Elias veio como o inverno antes da primavera, como o arado antes de semear, como a tormenta antes da chuva. Era ministério de juízo e de destruição. (1º Reis 20: 20-24).

b. Eliseu sucedeu a Elias e frutificou em abundancia. A voz calma e suave dos ensinos de Eliseu, os milagres da graça que realizou substituíram a Elias e suas atividades.

3. Figura da nova dispensação profética: Elias e Eliseu:

a. Era uma época das mais poderosas. O ministério de Elias foi um retrato típico da lei de Moisés, o de Eliseu uma figura do Senhor Jesus Cristo Evangelho da graça.

b. A cena que produziu em Horebe nos ensina a diferença entre lei e graça, entre juízo e misericórdia, entre a antiga dispensação e a nova dispensação.

c. Deus ensina quão pouco se consegue unicamente com a disciplina. (castigo e sofrimento) Aperfeiçoar o caráter humano e dar-lhe justiça duradoura.(ls.1:5-6)

d. Graças a Deus porque há um caminho melhor: O evangelho da graça e do amor de Deus, do calvário, do poder do Santo Espirito. Jo. 3:16-18; Rm. 8:1;Ef.2:8)

4. O Espirito Santo como a voz de Deus:

a. O grande e forte vento, o terremoto e o vento; impressionaram, porém, não dispunha de voz capaz de falar ao coração. A voz mansa e delicada era muito mais poderosa.

b. O poder da voz do Espirito Santo, ela nos faz ver a diferença entre a linguagem da terra e a preciosa palavra de Deus, que é do céu. (Sl.85:8; Jo. 10:4-5).

5. O poder da ternura de Deus:

a. O soldado mais valente, a pessoa de mais notável carater, são, em geral, os mais humildes e mais ternos, ex: de alguns textos bíblicos: (Is.42:2-3; Mt. 10:29; 2º Cor. 10:1).

b. Cristo é o exemplo máximo de amor e mansidão: no processo de sua crucificação, o Senhor Jesus se manteve sereno, nenhuma palavra saiu de sua boca.( Is. 53:1-7)

c. O Espirito Santo que é o que representa Jesus Cristo na terra, também é a personificação de ternura. Ele desceu sobre o Senhor Jesus em forma de pomba, e mora em nós.

d. Submetamos completamente nossa vida ao Espirito Santo. Ele respeita o nosso livre arbítrio, mas é bem melhor para nós, que ele governe e dirija a nossa vida.

e. Imitemos. pois, a ternura do espirito Santo, e sejamos humildes e ternos, que todas as áreas da nossa vida reflitam a mansidão de cristo e do Espirito Santo.

6. O poder da quietude.

a. A voz mansa e delicada (1ºRs.19:12) uma das bênçãos que o salvador nos concede é o descanso da alma (Fp.4:7) é fonte de toda fortaleza. "A paz de Deus".

b. É a maneira ideal de conhecer a Deus. (Sl.46:10). Estar quieto para ouvir   Deus falar ao nosso coração. Estar atento para ouvir o que o Espirito Santo quer falar.

c. Nós precisamos conhecer os lugares secretos do Altíssimo, onde podemos passar momentos de intima comunhão com Ele, e renovar nossas forças (Sl.9:1); Hb.4:10).

d. Diante dos terremotos da vida, doenças, desemprego críticas, ingratidão, calúnias, refugiem-se em Deus, em silencio ouça o que lhe fala no coração. (Sl.85:8; Rm. 8:37).


Nenhum comentário:

Postar um comentário