terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ESTUDO XIII. O EMBLEMA DA BOTIJA DE AZEITE

 ESTUDO XIII. O EMBLEMA DA BOTIJA DE AZEITE.

(2ª Rs. 4: 2:7)

Que é que tens em casa? e ela disse: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite, vai vende o azeite e paga a tua dívida e tu e teus filhos vivei do resto.

Os sucessos que ocorreram na vida de Eliseu se parecem mais aos da vida de Cristo, do que os de qualquer outro dos profetas do antigo testamento.

Assim como Elias representou o ministério de João Batista. ( ministério de juízo e fogo): o de Eliseu, o ministério de Jesus Cristo, com toda a sua ternura. benignidade e graça.

Muitos dos milagres realizados através do ministério de Eliseu se parecem claramente com o que realizou nosso Senhor Jesus Cristo e eles nos ensinam a lições bastante similares.

1. O que necessitava a viúva?

a. A viúva estava em grande necessidade: Achava-se endividada, em perigo de infortúnio, sem saber o que fazer, e a quem recorrer, senão unicamente a Deus.

b. Ela achava-se impotente, estado que pode chegar um servo a serva de Deus, mas que pode redundar em grande benção, se nos  lançarmos totalmente nos braços de Deus..

c. Quase todos os exemplos que encontramos na bíblia a respeito do poder da fé e da graça, ocorrem em época de extrema necessidade e de circunstância difíceis.

d. Em meio à luta Jacó foi mudado em Israel (Gn.32:22-32) ; quando Israel sofria no Egito e que foi levado a Canaã; Davi conheceu a Deus na aflição. (Sl.31:7)

2. Os recursos de que a viúva disponha.

a. A viúva estava totalmente sem recursos: Declara-me o que tens em casa? A resposta: Tua serva não tem nada em casa senão uma botija de azeite.

b. A botija de azeite nada significava à viúva diante de seu problema, mas, o que lhe parecia nada, era o necessário para Deus realizar um grande milagre.

c. O azeite na vasilha, como figura do Espirito Santo em nós, e muitos de nós não damos conta que possuímos tal poder, e por isso não empregamos para nada.

d. Nós temos na bíblia, tesouros gloriosos. Deus nos deu o Espirito Santo, e ele habita em nós e quer realizar grandes coisas, para gloria de Deus. (1º Cor.3:16; 2º Cor. 2:14 ).

3. Condições para receber a ajuda divina e para saber que havemos recebido:

a. Devemos ser conscientes do que necessitamos e devemos estar convencidos que Deus é o único que pode prover-nos do azeite celestial, da pessoa do Espirito Santo.

b. Devemos estar vazios de nós mesmos e da dependência humana, e rendermos incondicionalmente a Deus e Ele nos fará ver "quão sábio e poderoso Ele é".

c. Devemos também ter fé, e que podemos sempre depender Dele, e que podemos seguir confiando que Deus nos dará o que necessitamos.

d. O que fez a viúva? Não ficou esperando que sua vasilha transbordasse, senão buscou outras vasilhas, crendo que havia grande quantidade de azeite para enche-las.

e. Devemos não só ter fé, senão amor desinteressado. As vasilhas que a viúva dispunha eram emprestadas. Certamente, ela não iria devolve-las vazias às pessoas.

f. O segredo da felicidade consiste em não andar em busca de algo para nós mesmos, senão desejar fazer algo para que outras pesssoassejam, também, abençoadas.

g. Vai e vende o azeite: O azeite era valioso, era algo equivalente a moeda de trocas que se podia comprar alimentos , roupas, casa, ou o que fosse necessário. (Mt. 7:11)

h. O Espirito Santo nos dá tudo que necessitamos à vida de piedade: salvação, amor, consolo, direção, poder para testemunhar, paz, santidade etc...(Ez. 36:27; Rm. 5:5).

i. O Espirito Santo é o grande executivo da trindade, Ele é todo poderoso, tendo-o em nossa vida, Ele operará em nós e através de nós, para a gloria de Deus. (Ef.3:20)

j. O azeite correu até que as vasilhas acabaram: Deus seguiu abençoando até que a fé da viúva chegou ao seu limite. E o mesmo Deus é que opera em nossa vida.

l. Coloquemos em Deus a nossa confiança, porque é o mesmo Deus que habita e está em nós, e que deseja ajudar-nos e seus recursos para faze-lo são inesgotáveis .

m. Que os problemas que nos afetam sejam trocados em botijas, para que o Espirito do todo poderoso derrame a plenitude de sus toda poderosa suficiência. (Ml. 3:10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário